sábado, 8 de janeiro de 2011

Mortes em massa de animais

Best Blogger Tips Best Blogger Tips


    Bandos de aves mortas ao redor do mundo, juntamente com numerosos peixes mortos, chamaram a atenção da mídia internacional. O google maps registrou cerca de 30 incidentes, até agora, a maioria nos Estados Unidos e Europa. Cientistas, blogueiros e outros estão tentando chegar a um consenso sobre esses fenômenos misteriosos, que alguns estão chamando de "Aflockalypse". Uma brincadeira com a palavra flock (bando) e Apocalipse (dã).

     Talvez seja cedo para ficarmos alarmados, pois, essa preocupação excessiva que nos leva a crer que forças sobrenaturais estejam por trás dos fatos, é fruto da evolução. Afinal, o homem primitivo que corria ao ouvir o farfalhar do vento na grama, tinha mais chances de sobreviver caso os ruídos fossem, na verdade, provocados por um leão, por exemplo. Assim, os genes "don't worry, be happy" do cidadão menos cauteloso, tinham menos chance de serem passados adiante.
     Porém, continua difícil engolir as explicações oficiais, como no caso do Arizona, em que a morte dos 5.000 pássaros teria sido causado por fogos de artifício na virada. Amham, sei... É claro que a exposição desses acontecimentos ganhou uma proporção muito maior do que a realidade, sendo que mortes da animais são mais frequentes do que se pensa. Mas, é da natureza humana procurar por um "algo a mais", não é?
     Eu? Aposto nos zumbis. Por acaso alguém checou se as aves mortas não voltaram a vida? Pode soar ridículo, mas imagine a desvantagem de perder os primeiros sinais de uma epidemia zumbi. Seres humanos se tornando alimento para o bico de pássaros mortos vivos...
      Não é um belo pensamento, nem uma possibilidade a se ignorar se você tiver um leão em mente.
      Claro, provavelmente é só o vento...

2 comentários:

  1. Na realidade a explicação dos fogos de artifício é bastante plausível e melhor fundamentada do que a teoria dos "pássaros zumbis"... Biologicamente falando, a grande maioria das aves (com excessão das corujas obviamente, e outras poucas espécies) é adaptada ao voo diurno, e fica incapacitada de se orientar com perfeição durante a noite por falta de órgãos sensoriais ou adaptações adequadas ao propósito.
    Dessa forma, os fogos de artifício entram em cena como elemento motivador de voos noturnos, mais especificamente o barulho ocasionado pelas explosões, e não o impacto como erroneamente pensam algumas pessoas, espanta o grupo de aves originando uma revoada. Repare que se trata de apenas uma espécie afetada, e os números indicam que esta se concentra em grandes grupos, perceba também que a região ainda é parcialmente arborizada. Juntando todos esses fatores não é difícil reconstruir a cena do incidente: Milhares de aves voam assustadas e desorientadas pela baixa luminosidade em um grupo compacto, devido às circunstâncias é inevitável que um grande numero venha a se chocar com arvores e casas, o que é um acidente geralmente fatal para aves de pequeno porte como as que morreram nos EUA.

    Sem mais, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Grande anônimo!
    Aprecio a sua explicação a respeito dos fatos ocorridos durante a semana passada no Arizona, mas gostaria de deixar claro que o modo ironia estava ligado na parte que falava essa teoria absurda sobre pássaros zumbis. Aliás a teoria conspiratória da vez são testes militares.
    Fora isso, obrigado por ter dado essa atenção especial ao texto e ter deixado sua opinião.

    ResponderExcluir